Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/38942
Título: First record of Psocodea (Psocoptera) on coffee (Coffea canephora) in the Brazilian Amazon (Rondônia state)
Título(s) alternativo(s): Primeiro registro de Psocodea (‘Psocoptera’) em café (Coffea canephora) em Rôndonia, na Amazônia brasileira
Autor: Costa, José Nilton Medeiros
Teixeira, César Augusto Domingues
Cutrim, Marcelo
Silva Neto, Alberto Moreira da
Rafel, José Albertino
Souza, Jéssica Gonçalves de
Palavras-chave: Psocid
Coffe plants
Host
Archipsocidae
Agricultural Pests
Data do documento: 2022
Revista: Acta Amazonica
Abstract: There is much information regarding the association of Psocoptera and coffee as stored grain pests and little is known about their presence in coffee plants. We conducted a survey in a coffee plantation of Coffea canephora in the municipality of Candeias do Jamari, Rondônia state, Brazil, where we obtained the first record of a coffee plant as a host of Psocoptera in the Brazilian Amazon region, and the first record of a representative of the family Archipsocidae (Archipsocus lenkoi) for the state of Rondônia. The psocid population was concentrated and not evenly distributed over the survey area, which indicates an irregular distribution pattern. We have not detected damage or injury to the coffee plants and therefore we cannot consider these psocids as a pest in the coffee plantation.
Resumo: Há muita informação sobre a associação de Psocoptera e café como peste em grãos armazenados, mas pouco se sabe sobre sua presença nas plantas do café. Nós realizamos uma amostragem em uma plantação de café de Coffea canephora no município de Candeias do Jamari, Rondônia, onde obtivemos o primeiro registro de uma planta de café como hospedeira de Psocoptera na Amazônia brasileira e o primeiro registro de um representante da família Archipsocidae (Archipsocus lenkoi) para o estado de Rondônia. A população de psocídeos estava concentrada e não distribuída uniformemente na área de amostragem, o que indica um padrão de distribuição irregular. Não detectamos danos ou injúrias nas plantas de café e, portanto, não podemos considerar esses psocídeos como uma praga na plantação de café.
ISSN: 00445967
DOI: 10.1590/1809-4392202200451
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
artigo-inpa.pdf659,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.