Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/11310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Carlos Edwar de Carvalho-
dc.contributor.authorCardoso, Renato Soares-
dc.date.accessioned2020-02-13T18:22:06Z-
dc.date.available2020-02-13T18:22:06Z-
dc.date.issued2005-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/11310-
dc.description.abstractDespite of the evolution of fisheries science the gap in key information about fisheries dynamics that occurs in some regions of Amazonas State, including the Madeira River basin, make the management of activity unsuitable. In this sense, this work presents a characterization of the fisheries fleet of Manicoré town, located in the Medium Madeira River. Information was collected from 13 boats and 42 motorized canoes, between May of 2003 and June of 2004, through questionnaires given to boat owners or skippers of fishing expeditions and fishermen using motorized canoes. Information was registered about boat dimensions, storage capacity, fishing grounds, and exploited species, among others. Medium sized fishing boats are 12.4 m, storage capacity of 6.1 tons and 5.5 fisherman and three fishing expeditions per month, with eight fishing gears exploiting rivers in the drought and flood season. Motorized canoes have a mean size of 6.8 m, storage capacity of 0.2 ton and 2.0 fisherman and 5.5 fishing expeditions by month, with 11 fishing gear exploiting the Madeira River in the drought season and lakes in the flood season. In boats, the purse seine is the gear responsible for 70% of the investment cost. Motorized canoes have a bigger investment in gillnets and driftnets. Fuel is the most expensive item for fishing expeditions by boats and motorized canoes. The crew are the principal financer of expedition costs.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaracterização da frotapt_BR
dc.subjectDinâmica da pescapt_BR
dc.subjectEsforço de pescapt_BR
dc.subjectEspécies explotadaspt_BR
dc.titleA pesca comercial no município de Manicoré (rio Madeira), Amazonas, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.author-latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768655U6pt_BR
dc.publisher.programBiologia de Água Doce e Pesca Interior - BADPIpt_BR
dc.description.resumoApesar da evolução da ciência pesqueira, ainda estamos carentes de informações-chave sobre a dinâmica das pescarias que ocorrem em algumas regiões do Amazonas, incluindo nestas, a bacia do rio Madeira. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento da atividade pesqueira e do comportamento do explotador do recurso, este trabalho apresenta uma análise da frota pesqueira sediada no município de Manicoré, na região do Médio rio Madeira. A coleta dos dados foi efetuada, com o auxílio de questionários estruturados aplicados para pescadores de barcos de pesca e de canoas motorizadas no período de junho de 2003 a maio de 2004. Foram obtidas informações sobre as dimensões da embarcação, características de armazenamento, locais de captura, espécies explotadas, número de apetrechos, dentre outras. Barcos de pesca apresentam valores médios de 12,4 m de comprimento, 6,1 toneladas de capacidade de armazenamento, tripulação de 5,5 pescadores, três expedições de pesca mensais e oito apetrechos. Canoas motorizadas apresentam valores médios de 6,8 m de comprimento, 0,2 tonelada de capacidade de armazenamento, dois pescadores, 5,5 expedições mensais e onze apetrechos. Barcos são usados nas pescarias em rios durante todo o ano e as canoas motorizadas são utilizadas na pesca no rio Madeira durante a seca e nos lagos durante a cheia. A redinha é o apetrecho responsável por 70% dos investimentos dos proprietários dos barcos e a malhadeira e arrastão por 82,9% dos investimentos das canoas. Tanto para os barcos de pesca quanto para as canoas motorizadas, o combustível é o principal item de custos das expedições, financiados principalmente pelos tripulantes das embarcações.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado - BADPI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_inpa.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons