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Título: Diagnóstico da comercialização do pescado nas feiras de Boa Vista, Roraima. - Boa Vista
Autor: Lopes, Paula Lorrane de Jesus
Orientador: Santos, Geraldo Mendes dos
Palavras-chave: Pescados
Comercialização de peixes
Feiras de pescado
Data do documento: 18-Mar-2016
Editor: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Programa: Biologia de Água Doce e Pesca Interior - BADPI
Abstract: This study was developed in the city of Boa Vista, Roraima, including four fairs, aiming to diagnose the marketing of fish in this capital of the north of Brazil. Specifically, the study aimed to identify the main actors and tasks involved in the marketing of fish; determining the species of fish marketed; record the approximate production by species; identify ways of marketing and verify the purchase price and sale of fish in the studied period between July 2014 and June 2015. For data collection was used direct observation and semi-structured interviews applied to 49% (18, 37) of fish of these fairs. 57 species of fish have been identified in the four analyzed fairs. The local fishing market was mainly maintained by farmed fish, such as tambaqui - Colossoma macropomum, with 360,547 kg (57%) and matrinxã - Brycon amazonicus with 40,687 kg (6%). The fishing from fish represented only 225,117 kg (37%) of the species, which was derived mainly from Roraima (Caracaraí) and the State of Amazonas. The usual form of presentation of fish was in natura sold a kilo; with little tradition in the marketing of fish with processing. The sales price was mainly related to the type of fish (species). With regard to relations involving the dynamics of the marketing of fish it was observed that the middlemen are the central agents and trade an important place that intensifies the trade in the product. The results of this study may enable development actions, expansion, resource conservation and understanding of the local market today.
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na cidade de Boa Vista, Roraima, incluindo quatro feiras, tendo como objetivo diagnosticar a comercialização do pescado nesta capital do extremo norte do Brasil. Especificamente, o estudo visou identificar os principais agentes e tarefas envolvidas na comercialização do pescado; determinar as espécies de peixes comercializadas; registrar a produção aproximada por espécie; identificar as formas de comercialização e verificar o preço de compra e venda do pescado no período estudado, entre julho de 2014 e junho de 2015. Para coleta de dados utilizou-se de observação direta e entrevistas semiestruturadas aplicadas a 49% (18 de 37) dos peixeiros das referidas feiras. 57 espécies de peixes foram identificadas nas quatro feiras analisadas. O mercado pesqueiro local foi mantido principalmente por peixes de piscicultura, como o tambaqui - Colossoma macropomum, com 360.547 kg (57%) e a matrinxã - Brycon amazonicus, com 40.687 kg (6%). O pescado proveniente da pesca representou apenas 225.117 kg (37%) das espécies, que foi oriunda principalmente de Roraima (Caracaraí) e do Estado do Amazonas. A usual forma de apresentação do pescado foi a in natura vendida a quilo; com pouca tradição na comercialização de pescado com beneficiamento. O preço de comercialização esteve relacionado principalmente ao tipo de pescado (espécie). Quanto às relações que envolvem a dinâmica da comercialização do pescado foi observado que os atravessadores são os agentes centrais e as feiras um importante local que intensifica o comércio do produto. Os resultados do presente estudo podem possibilitar ações de fomento, expansão, conservação do recurso e compreensão deste mercado local na atualidade.
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