Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12001
Título: Movimentação e área de uso de adultos de Peltocephalus dumerilianus (Testudines, Podocnemididae) na Reserva Biológica do Rio Trombetas, Pará
Autor: Castro, Nathalia Góes Duarte de
Orientador: Vogt, Richard Carl
Palavras-chave: Peltocephalus dumerilianus
Regime hidrológico de Peltocephalus dumerilianus
Comportamento de tartaruga
Data do documento: 25-Out-2013
Editor: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Programa: Ecologia
Abstract: The study of individual’s movements is important to understand the life history of the animals and to promote strategies for management and conservation of species. Peltocephalus dumelirianus’s movements had a significant relationship with the water temperature and the hydrological cycle stages in which individuals move more during the ebb of the Trombetas river and less during drought. The size of land use and movement of individuals showed no differences between the sexes and the carapace length did not influence the results. P. dumerilianus showed a restricted area of use during the period of study and it is concluded that the maintenance of species is very necessary to preserve the habitat.
Resumo: O estudo da movimentação dos indivíduos é importante para compreender a história de vida dos animais e para fomentar estratégias de manejo e conservação das espécies. A movimentação de Peltocephalus dumelirianus teve relação significativa com a temperatura da água e com os estágios do ciclo hidrológico na qual os indivíduos se movimentam mais durante a vazante do rio Trombetas e menos durante a seca. O tamanho da área de uso e a movimentação dos indivíduos não mostraram diferenças entre os sexos e o comprimento da carapaça não influenciou os resultados. P. dumerilianus apresentou uma área de uso restrita durante o período de estudo e se conclui que para a manutenção da espécie é extremamente necessário a preservação do habitat.
Aparece nas coleções:Mestrado - ECO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_INPA.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons