Evolução do desmatamento em áreas protegidas sob influência da rodovia BR-319, na região de Vila Realidade, Humaitá, Amazonas
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Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Resumo
O desmatamento na Amazônia é causado por diversas atividades, algumas de maior e outras de
menor impacto. Dentre essas atividades estão a agricultura, pecuária e urbanização, dentre estas as
obras de infraestruturas. A relação entre as rodovias oficiais e o desmatamento é alta e estudos
indicam que a reabertura da rodovia BR-319 que liga Porto Velho a Manaus prevê impactos
irreversíveis, sendo que o desmatamento em áreas protegidas, causado pelo processo de ocupação
da rodovia é o que se procura quantificar nesse estudo, assim como analisar a dinâmica de
ocupação na área a ser estudada. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi analisar a evolução do
desmatamento dentro e fora das áreas protegidas causado pelo processo de ocupação da rodovia
BR-319, na vila Realidade e áreas adjacentes, nos períodos anterior e posterior ao anúncio da
reconstrução da rodovia (2006). A área de estudo é formada por um polígono cujo segmento
central é um trecho da BR-319 com 100 km de comprimento, partindo do entroncamento com a
BR-230 em direção a Manaus, abrangendo a vila Realidade e fazendo interseção com a Floresta
Nacional de Balata-Tufari e a Floresta Estadual Tapauá. O desmatamento na área de estudo foi
calculado a partir da utilização dos dados do PRODES até o ano de 2016, sendo realizadas
análises para o período anterior ao ano de 2006 e para o período posterior (2006 a 2016), no
intuito de verificar a evolução do desmatamento e o efeito do anúncio da reconstrução da rodovia.
Para analisar o efeito inibitório das áreas protegidas, foi criada uma faixa de 10 km ao entorno
(buffer) dos limites das áreas protegidas, tanto na parte interna como na parte externa de cada área
protegida. Como resultado das análises, foi identificado que o desmatamento acumulado na área
de estudo não aumentou significativamente no ano do anúncio da reconstrução da BR-319. No
entanto, a partir do ano de 2014, que foi o ano da liberação do licenciamento ambiental para o
início das obras de manutenção/conservação da rodovia houve um incremento de 2.212 hectares
num intervalo de apenas 3 (três) anos, representando 43% de todo o desmatamento calculado
entre os anos de 2001 a 2016. A maior concentração de polígonos de desmatamento acumulado
foi identificada na localidade de Vila Realidade e seu entorno. A análise espacial demonstrou que
88,7% do desmatamento acumulado até o ano de 2016 ocorreu em uma faixa de distância de até
5,5 km das rodovias oficiais (BR-319 e BR-230) e/ou de até 1,0 km de rios navegáveis, dos quais
68,9% estão relacionados a desmatamentos na área de influência da rodovia BR-319. O
desmatamento fora das unidades foi superior ao desmatamento detectado dentro das unidades,
considerando faixas interna e externa de 10 km no limite das áreas protegidas. Para a FLONA
Balata-Tufari os valores das taxas de desmatamento variaram de 27,7 a 31,1 vezes maior fora da
unidade de conservação do que no seu interior e para a FES Tapauá a variação nas taxas de
desmatamento foi de 11,4 a 12 vezes maior fora da unidade de conservação do que no seu interior.
A análise espacial demonstrou que os polígonos de desmatamento encontrados na faixa interna
ocorreram em sua maioria às margens do rio Ipixuna, enquanto que na faixa externa a maior
ocorrência de desmatamento se deu nas proximidades das rodovias BR-319 e BR-230. Quanto à
análise da dinâmica de uso e ocupação do solo nos desflorestamentos quantificados na área de
estudo, realizada a partir dos dados do programa TerraClass 2014, os resultados mostraram que
48% das áreas estão classificadas como Vegetação Secundária e 32,1% estão classificadas como
pastagem. As estradas se mostram uma indutora do desmatamento, podendo ser uma grande
ameaça à biodiversidade desta região e as áreas protegidas exercem papel relevante como
estratégia de conservação.
Abstract
Deforestation in the Amazon is caused by several activities, each with different degrees of impact.
Among these activities are agriculture, cattle raising and urbanization. There is a strong
correlation between the existence of official highways and deforestation and studies indicate that
the reopening of the BR-319 highway linking Porto Velho and Manaus provides for irreversible
impacts deforestation in protected areas caused by the occupation led by the highway is what this
study is intended to quantify, as well as to analyze the occupation dynamics in the study area. This
way the objective of this work was to analyze the evolution deforestation inside and outside
protected areas motivated by the BR-319 occupation process in the Vila Realidade and adjacent
areas, during periods before and after the announcement of rebuild the highway (2006). The study
area is formed by a polygon whose central segment is a 100 km length stretch of the BR-319,
starting from the junction with the BR-230 heading to Manaus, encompassing Vila Realidade and
intersecting Balata-Tufari National Forest and Tapauá State Forest. Deforestation in the study area
was calculated using PRODES data up to 2016; analyzes were performed encompassing a period
preceeding the BR-319 rebuild announcement (2006) and a posterior period from 2006 to 2016,
aiming to verify the evolution deforestation and the effect rebuild announcement on the area. To
analyze protected areas inhibitory effect, a buffer ranging 10 km from the protected areas limits to
the inside and the outside was stablished. As a result from the analyzes there was no significant
increase in the acumulated deforestation in the year of the BR-319 rebuild announcement.
However, starting in 2014, which was the year of the enviromental licensing emission for the
maintenance/conservation of the highway, there was an increase of 2,212 hectares in 3 (three)
year period, which means 43% of the deforestation occurred between 2001 and 2016.
Accumulated deforestation polygons were mainly concentrated in and around Realidade. Spatial
analysis exhibited that 88.7% of the accumulated deforestation until 2016 occured in a range of
5.5 km from official highways (BR-319 and BR-230) and/or 1.0 km from navigable rivers, 68.9%
of which are related to deforestation in the BR-319 highway influence area. The deforestation
outside the protected areas was higher than inside, this considering two 10 km buffers inside and
outside their limits. In the Balata-Tufari National Forest the deforestation index ranged from 27.7
to 31.1 times more deforestation outside the protected area than in it's interior, in the Tapauá State
Forest the deforestation index ranged from 11,4 to 12 times bigger outside the State Forest than in
its interior. The spatial analysis demonstrated that the deforestation polygons found in the inner
buffer ocurred by the Ipixuna river margins, while in the outter buffer the deforestation
accumulated by the margins of BR-319 e BR-230 highways. Regarding the analysis of the land
use and occupation dynamics in the study area, performed through TerraClass 2014 program data,
the results showed that 48% of the areas are classified as Secondary Vegetation and 32.1% are
classified as pasture. The roads are an inducer of deforestation and can be a great threat to the
biodiversity of this region and protected areas play a relevant role as a conservation strategy.
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