Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/12923
Título: Diretrizes para uma política de educação na floresta amazônica: o caso da Resex do Cazumbá Iracema-AC
Autor: Clem, Tatiane Correa de Faria
Orientador: Marinelli, Carlos Eduardo
Coorientador: Mora, Stanley Arguedas
Palavras-chave: Educação na Floresta
Amazônia
Diretrizes Educacionais
Projeto Seringueiro
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Programa: Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia - GAP
Abstract: The present work aims at creating Educational Guidelines for the Cazumbá-Iracema Extractive Reserve (Acre, Brazil). The absence of a national forest education policy favors the existence of a type of education that leaves aside the specific social and human implications of these individuals. After obtaining the right to use the land, with the creation of extractive reserves (Resex), the inhabitants of these reserves need now to fight for basic rights, such as education. The collective creation of a local educational policy from national policies is part of the fight. In order to do that, the National Legal Framework and data on the access and permanence of students in formal education were collected and analysed through qualitative and quantitative methods. Also, the course plans of the disciplines offered were analysed and discussed in order to verify their contextualization with the reality of the social environment in which the Conservation Unit (UC) is inserted. The next step was to find, in the sources used, educational proposals to reduce the difficulties observed during the analyses. The process was consolidated when communities, educators and managers from the local education and from the Resex evaluated the Educational Guidelines in a workshop. The research was based on the Projeto Seringueiro (Rubber Tapper Project), on Paulo Freire’s ideas about popular education and on the claims of the National Council of Extractive Populations (CNS). In the end, it was observed that there are rights guaranteed by law that are not effective in reality. Considering that we deal with the lack of fundamental elements for the functioning of education, the guidelines have brought basic points, with few innovative proposals. On the other hand, positive points were identified in the local context, such as the success of the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) and also the existence of interinstitutional partnerships to enable the provision of education.
Resumo: A ausência de uma política nacional de educação na floresta favorece a oferta de educação que deixa de lado as implicações sociais e humanas específicas desses povos. Depois da obtenção do direito de uso da terra, com a criação das Resex, os extrativistas precisam lutar por direitos básicos, como a educação. A construção participativa de uma política educacional local através de diretrizes educacionais é parte dessa luta. Este trabalho propõe Diretrizes Educacionais para Resex do Cazumbá-Iracema, AC. Para isso, foi feita uma análise do marco legal nacional. Em seguida, realizamos um diagnóstico qualitativo e quantitativo do acesso e permanência dos alunos na educação formal e análise dos planos de curso das disciplinas ofertadas afim de verificar a contextualização da educação com a realidade socioambiental desta Unidade de Conservação (UC) e seus objetivos de criação. No segundo momento, a partir da bibliografia, levantamos propostas educacionais para diminuir as dificuldades encontradas no diagnóstico. O processo se consolidou com uma oficina onde as Diretrizes Educacionais elaboradas foram avaliadas pelas comunidades, educadores e gestores da Resex e da educação local. A pesquisa se baseou nos objetivos de criação da UC, no Projeto Seringueiro, nas ideias de educação popular de Paulo Freire e nas reinvindicações do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Ao final, percebemos que existem direitos garantidos por lei que não se efetivam na prática. A falta de elementos fundamentais para o funcionamento da educação fez com que as diretrizes trouxessem pontos básicos para possibilitar a oferta de educação. Mas por outro lado, identificou-se pontos positivos no contexto local, tais como o sucesso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a existência de parcerias interinstitucionais para possibilitar a oferta da educação.
Aparece nas coleções:Mestrado - GAP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese-inpa.pdf4,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons