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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHiguchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.authorMendonça, Winnie Isadora Costa-
dc.date.accessioned2021-08-09T17:50:37Z-
dc.date.available2021-08-09T17:50:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/37864-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcoethos da Amazôniapt_BR
dc.subjectRecursos Educativospt_BR
dc.titleAplicabilidade do Método Topológico/Topográfico no Ensino-Aprendizagem Relativa a Importância de Áreas Protegidas.pt_BR
dc.typePibicpt_BR
dc.description.resumoAs Estações Ecoethos da Amazônia (EEA) vem sendo utilizada como um recurso educativo, conhecido como modelo topográfico/topológico, pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - LAPSEA/INPA para potencializar a compreensão de aspectos socioambientais e conteúdos complexos de forma simplificada, dinâmica e lúdica. O presente relatório refere-se a uma avaliação do uso desse recurso em particular a "Estação do Elemento Terra - EEA-Terra" que foi desenvolvida junto a dois professores em sua atuação no ensino fundamental da rede de ensino pública da Manaus-AM. Buscou-se verificar o potencial da EEA-Terra na mediação do ensino e da aprendizagem de conceitos relacionados à importância das Áreas Protegidas como Unidade de Conservação. Nesse estudo foi analisado o domínio cognitivo em suas dimensões de conhecimento e processo cognitivo a partir da aplicação desse recurso. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva foi realizada a partir de observação direta em sala de aula e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos professores. Constatou-se que esse recurso, EEA-Terra, se caracteriza como um recurso educativo facilitador, que segundo os professores e observações conduzidas, potencializa a compreensão de aspectos socioambientais e conteúdos complexos de forma simplificada. Esse recurso possibilita ainda um aprendizado colaborativo de modo a permitir a tomada de decisão de forma coletiva. Além disso, no processo de uso desse recurso educativo há um rico desencadeamento de discussão e reflexão dos impactos das demandas sociais sobre o ecossistema e seus elementos constituintes. Do ponto de vista da formação, o uso desse recurso educativo trouxe novas competências pedagógicas para o professor no fazer transversal da educação ambiental.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Iniciação Científica - Pibic

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