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Título: Educação, desenvolvimento e ambiente: Por novas práticas pedagógicas para a Reserva Extrativista Chico Mendes
Autor: Maciel, Erinaldo Azevedo
Orientador: Vieira, Gil
Palavras-chave: Educação
Resex Chico Mendes
Data do documento: 2021
Programa: Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia – MPGAP
Abstract: This research addresses the education of the Elementary School I offered in the schools of the Chico Mendes Extractive Reserve, Acre, Brazil. Created in 1990, the area of this 970.5-thousand-hectare Conservation Unit (UC) covers the municipalities of Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco, Seine Madureira and Xapuri. The contributions that school education can offer to families living in UCs were analyzed, considering the local reality and the social and environmental development. It seeks to understand the causes of recent and rapid socioeconomic and environmental transformations that occurred at Resex. The cultural changes of the families under study a little over a decade ago are notorious. But as everything evolves, culture also keeps evolving and this study aims to bring interactions with local education to seek a closer relationship between man and the environment. This should occur through a contextualized teaching process, where the student learns in school not only the contents proposed in the school curriculum. In order to achieve the objectives of the research, the main local economic activities that guarantee the socioeconomic development of the residents were identified. It was also analyzed how is the education offered by the public system and later, the subsidies for the innovation of the teaching practices and for the adaptation of the curriculum matrices of Resex schools. At this stage of the research two workshops were held involving representatives of the unit's managing bodies, non-governmental entities, educational institutions, teachers and community members. The methodology used revolved around the quantitative and qualitative research that started from the survey of the main sources of income of the residents and later with a bibliographical analysis about the theme studied through websites, magazines, books, articles, decrees, laws and documents. On-site research was also conducted through observation and interviews with semi-structured questionnaires. Finally, the holding of a workshop to discuss and insert subsidies to the pedagogical proposals of the UC schools. Keywords: Elementary school, contextualization, extractive reserve, environmental conservation.
Resumo: Esta pesquisa aborda a educação do Ensino Fundamental I oferecida nas escolas da Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre, Brasil. Criada em 1990, a área dessa Unidade de Conservação (UC) de 970,5 mil hectares abrange os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Foram analisadas as contribuições que o ensino escolar pode oferecer para as famílias que vivem em UCs, considerando-se a realidade local e o desenvolvimento socioambiental. Busca-se compreender as causas das recentes e rápidas transformações socioeconômicas e ambientais ocorridas na Resex. São notórias as modificações culturais das famílias em estudo a pouco mais de uma década. Mas como tudo evolui, a cultura também segue em constante evolução e esse estudo se propõe a trazer interações junto à educação local para buscar uma aproximação homem e o meio ambiente. Isto deverá ocorrer através de um processo de ensino contextualizado, onde o aluno aprende na escola não somente os conteúdos propostos nos currículos escolares. Para atingir os objetivos da pesquisa foram identificadas as principais atividades econômicas locais que garantem o desenvolvimento socioeconômico dos moradores, também foi analisada como é a educação oferecida pelo sistema público e depois, proposto os subsídios para a inovação das práticas de ensino e para a adaptação das matrizes curriculares das escolas da Resex. Nessa etapa da pesquisa foram realizadas duas oficinas envolvendo representantes de órgãos gestores da unidade, entidades não governamentais, instituições de ensino, professores e comunitários. A metodologia utilizada girou em torno da pesquisa quantitativa e qualitativa que iniciou a partir do levantamento das principais fontes de renda dos moradores e posteriormente com uma análise bibliográfico acerca do tema estudado por meio de sites, revistas, livros, artigos, decretos, leis e documentos. Também foi realizada a pesquisa in loco por meio da observação e entrevistas, com questionários semiestruturados. Por fim, a realização de uma oficina para discutir e inserir subsídios às propostas pedagógicas das escolas da UC. Palavras-chave: Ensino fundamental, contextualização, reserva extrativista, conservação ambiental.
Aparece nas coleções:Mestrado - GAP

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