Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/38375
Título: Análise faunística, estratificação vertical e estudo taxonômico de eurymelinae amyot & serville, 1843 (hemiptera: cicadellidae) em floresta ombrófila densa na estação experimental de silvicultura tropical, Manaus, Amazonas, Brasil
Autor: Guimarães, Daniel Lucas Praciano
Orientador: Rafael, José Albertino
Palavras-chave: Entomologia florestal
Ecologia
Data do documento: 20-Dez-2021
Programa: Entomologia
Resumo: Foi realizado um estudo de análise faunística, estratificação e estudo taxonômico vertical de Eurymelinae coletados ao longo de cinco alturas na torre de observação da Estação Experimental de Silvicultura Tropical, Manaus, Brasil. Do total de 127 espécies coletadas apenas 12 foram identificadas em nível específico. Foram coletados espécimes de Eurymelinae desde o solo até 32 m, sendo que houve maior concentração de abundância na altura de 24 m e maior número de espécies coletadas na altura de 8m. Três espécies foram registradas pela primeira vez para o Brasil e nove espécies foram descritas para o país, ao todo foram registrados cinco gêneros para o Amazonas e para o Brasil. Foram confeccionadas chaves dicotômicas para cada gênero e foram fornecidos mapas de registros geográficos dos gêneros.
Aparece nas coleções:Mestrado - ENT

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao_daniel.pdf10,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.