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Título: O processo de degradação florestal associado à exploração ilegal de madeira na Rodovia BR-319
Autor: B.T. Andrade, Maryane
Orientador: Fearnside, Philip Martin
Coorientador: Schietti, Juliana
Romero, Flora Magdaline Benitez
Palavras-chave: degradação florestal
exploração de madeira
ilegalidade florestal
desmatamento
carbono florestal
fundiária
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Programa: Ciências de Florestas Tropicais - CFT
Abstract: The conservation of the Amazon is a challenging task under severe climate changes and in the face of government policies that threaten the forest. The paving of the Manaus – Porto Velho highway (BR-319) is one of the main political discussions on the conservation of the Brazilian Amazon. The highway connects the region of the arc of deforestation with the largest blocks of conserved forest located in the west of the Amazon. This study aimed to understand the forest degradation associated with illegal logging in the context of the dynamics of carbon stocks in forests under the influence of BR-319. We investigated whether land ownership classification and distances from the BR-319 and the new logging frontier (Vila Realidade) influenced the dynamics and changes in the stock of biomass and forest necromass over a 9-year interval. In a 320 km transect along the BR-319, 20 permanent forest plots of 1 ha were evaluated. To verify the stocks and dynamics (losses and gains) of biomass and dry necromass, data from two censuses sampled in different periods (2010 and 2019) were used. Illegal logging took place in three plots on registered rural properties and was responsible for an average loss of 10% of biomass and an increase of 234% in forest necromass. The proximity to the BR-319 highway explained 39% of the change in forest biomass and the proximity to Vila Realidade explained 40%. The change in forest biomass showed a trend of -24.79 ± 20.76 Mg ha⁻¹ loss in logged areas and +7.54 ± 11.47 Mg ha⁻¹ gain in conserved areas. The explored area presented annual loss by mortality 2 times greater than the conserved area, while the gain by recruitment and growth presented a similar value between illegal logging and conserved areas. The net balance between losses and biomass gains observed in the illegal logging plots was negative -2.60 (±2.64) Mg ha⁻¹ year⁻¹. Such results indicate that the areas illegal logging in the BR-319 are losing more carbon than they are absorbing, even before the region experiences pressure for deforestation with paving.
Resumo: A conservação da Amazônia é uma tarefa desafiadora sob severas mudanças no clima e frente às políticas governamentais que ameaçam a floresta. A pavimentação da rodovia Manaus – Porto Velho (BR-319) é uma das principais discussões políticas sobre a conservação da Amazônia brasileira. A rodovia conecta a região do arco do desmatamento com os maiores blocos de floresta conservados situados no oeste da Amazônia. Este trabalho teve como objetivo compreender a degradação florestal associada à exploração ilegal de madeira no âmbito da dinâmica dos estoques de carbono de florestas sob influência da BR-319. Investigamos se a classificação fundiária e as distâncias da BR-319 e da nova fronteira de exploração de madeira (Vila Realidade) influenciaram na dinâmica e nas mudanças de estoque de biomassa e necromassa florestal num intervalo de 9 anos. Em um transecto de 320 km ao longo da BR-319 foram avaliadas 20 parcelas florestais permanentes de 1 ha. Para verificar os estoques e a dinâmica (perdas e ganhos) da biomassa e necromassa seca, foram utilizados os dados de dois censos amostrados em diferentes períodos (2010 e 2019). A exploração ilegal ocorreu em três parcelas em imóveis rurais cadastrados e foi responsável pela perda média de 10% da biomassa e pelo aumento de 234% da necromassa florestal. A proximidade da rodovia BR-319 explicou 39% da mudança na biomassa florestal e a proximidade de Vila Realidade explicou 40%. A mudança da biomassa florestal apresentou uma tendência de perda nas áreas exploradas de -24,79 ± 20,76 Mg ha⁻¹ e de ganho nas áreas conservadas +7,54 ± 11,47 Mg ha⁻¹. A área explorada apresentou perda anual por mortalidade 2 vezes maior que a área conservada, enquanto o ganho por recrutamento e crescimento apresentou valor similar entre área explorada e conservada. O saldo líquido entre perdas e ganhos de biomassa observado nas parcelas exploradas foi negativo -2,60 (±2,64) Mg ha⁻¹ ano⁻¹. Tais resultados indicam que as áreas exploradas na BR-319 estão perdendo mais carbono do que estão absorvendo, mesmo antes da região experimentar a pressão pelo desmatamento com a pavimentação.
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