Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/40634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimonetti, Susy-
dc.contributor.authorJesus, Josangela-
dc.date.accessioned2024-10-01T18:07:44Z-
dc.date.available2024-10-01T18:07:44Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/40634-
dc.description.abstractNational parks are protected areas that have visitor recreation and environmental interpretation as one of their designation goals. However, there is a distance between these goals and reality, mainly in the Brazilian Amazon region, where the society cannot access or even knows about these areas. In this sense, this study aimed to analyze, from the perspective of managers, public use in the 21 national parks of the Brazilian Amazon and its relationship with visitor local guides, considering them important local social actors, with the potential to contribute to advances in public use. To this end, interviews were carried out with managers, local guides and other actors involved with the national parks in the Brazilian Amazon, together with bibliographic and documentary research, contributed to the analysis and understanding of the situation in these parks, to build solutions that are appropriate to reality. It was possible to verify that among the biggest challenges for the development of public use are the lack of financial resources and as well as lack of staff to work on planning and managing public use, difficult access, expensive logistics and lack of infrastructure for visitation. The engagement of visitor guides can contribute greatly to overcoming some challenges because through their services, there is a great potential to raise awareness among visitors, delight them with quality experiences and act promoting national parks, and they can also support the planning and management of the activity. However, institutional management support is necessary for the training and organization of the local guides, as well as to disseminate opportunities in protected areas, so that visitors can be interested in the park or attraction that offers the appropriate opportunities to fulfill their expectations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInsituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectáreas naturais protegidaspt_BR
dc.subjectplanejamento e gestão da visitaçãopt_BR
dc.subjectengajamentopt_BR
dc.titleUSO PÚBLICO EM PARQUES NACIONAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O OLHAR DO GESTOR SOBRE A RELAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COM OS CONDUTORES DE VISITANTESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.author-latteshttp://lattes.cnpq.br/5016887305120680pt_BR
dc.publisher.programGestão de Áreas Protegidas da Amazônia – MPGAPpt_BR
dc.description.resumoOs parques nacionais são unidades de conservação que possuem como um de seus objetivos de criação a visitação com fins recreacionais e a interpretação ambiental. No entanto, existe uma distância entre esses objetivos e a realidade, ao se ter, principalmente na região amazônica brasileira, unidades de conservação que a sociedade não consegue acessar ou mesmo ter conhecimento de sua existência. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo analisar o uso público nos 21 parques nacionais da Amazônia Brasileira e sua relação com os condutores de visitantes, a partir do olhar dos gestores, considerando esses condutores importantes atores sociais locais, com potencial de contribuir para os avanços no uso público. Para isso, foram realizadas entrevistas com gestores, condutores e outros atores envolvidos com os parques nacionais da Amazônia brasileira, que junto com o levantamento bibliográfico e documental, contribuíram para a análise e compreensão da situação desses parques. Foi possível verificar que dentre os maiores desafios para o desenvolvimento do uso público estão a carência de recursos financeiros e de pessoas nas unidades de conservação para atuar no planejamento e gestão do uso público, o difícil acesso, o alto valor da logística e a deficiente infraestrutura para a visitação. O engajamento dos condutores de visitantes pode contribuir para a superação de alguns desafios, pois, além dos seus serviços prestados junto aos visitantes e o grande potencial de sensibilizá-los e encantá-los com serviços de qualidade, pode atuar na divulgação da unidade de conservação e apoiar no planejamento e gestão das atividades. No entanto, faz-se necessário um apoio da gestão para a formação e organização dos condutores, assim como na divulgação das oportunidades existentes nas unidades de conservação, de forma que os visitantes possam se interessar pelo parque ou atrativo que ofereça as oportunidades adequadas ao seu perfil.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado - GAP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Josângela_Final.pdf8,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons