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https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/40728
Title: | Modelagem do desmatamento e dos efeitos climáticos na área de influência da rodovia BR-319 |
Authors: | Santos, Jerfferson Lobato |
metadata.dc.contributor.advisor: | Correia, Francis Wagner Silva |
metadata.dc.contributor.co-advisor: | Fearnside, Philip Martin |
Keywords: | Modelagem ambiental Mudança no uso da terra Rodovias na Amazônia |
Issue Date: | 28-Jan-2025 |
Publisher: | Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA |
metadata.dc.publisher.program: | Clima e Ambiente - CLIAMB |
metadata.dc.description.resumo: | O cenário atual do desmatamento na Amazônia pode mudar. Está em discussão o processo de reconstrução da rodovia BR-319, uma estrada de longa distância que liga Manaus/AM, a maior cidade da Amazônia, ao arco do desmatamento. Essa reconstrução pode expandir a fronteira agrícola da região em direção ao norte e oeste da Amazônia Ocidental, áreas que atualmente possuem extensas florestas primárias devido ao difícil acesso. Este trabalho propôs um estudo de modelagem em alta resolução espacial com dois objetivos principais: 1) simular o desmatamento causado pela reconstrução e pavimentação da Rodovia BR-319 no estado do Amazonas, de de 2021 a 2100; e 2) simular o impacto do desmatamento no clima da área de influência da rodovia e de suas estradas de ligação. Os cenários foram baseados na dinâmica histórica do desmatamento no estado do Amazonas (business-as-usual, ou BAU). Foram desenvolvidos dois cenários de desmatamento: a) BAU_1, onde a rodovia BR-319 não é reconstruída, mantendo seu status atual e b) BAU_2, onde a reconstrução e pavimentação da rodovia ocorreria a partir de 2025, favorecendo o avanço da fronteira de desmatamento para a porção norte e oeste do estado do Amazonas. No cenário onde está prevista a reconstrução da rodovia (BAU_2), os resultados indicam que o desmatamento aumentaria em 60% até 2100, em comparação ao cenário sem reconstrução (BAU_1). Quanto ao impacto no clima, a pesquisa revelou que a fragmentação da floresta na área de estudo está associada a um aumento da temperatura do ar e da precipitação. O aumento na temperatura do ar deve-se às alterações no balanço de radiação e alteração na evapotranspiração, enquanto o aumento na precipitação é decorrente das alterações na circulação atmosférica. Quando comparados os dois cenários de desmatamento entre si, revela-se um impacto evidente da construção de rodovias no clima local, com aumento da temperatura e chuvas sobre as áreas desmatadas. Ademais, pode-se observar redução das chuvas na área de florestas ao redor (adjacentes) das ilhas de desmatamento e nas áreas onde o desmatamento se torna mais extenso – aumento da fronteira agrícola. Conclui-se que este estudo fornece informações relevantes para subsidiar a decisão sobre a realização da obra. A modelagem de alta resolução, como proposto aqui, pode ser uma ferramenta valiosa para a formulação de políticas e a implementação de grandes projetos rodoviários, visando minimizar os impactos sobre áreas de floresta preservada, melhorar a governança territorial e promover a mitigação de impactos ambientais. |
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