Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.inpa.gov.br/handle/123/3785
Título: Efeito da aplicação de biocarvão, cama de frango e formulado NPK no estado nutricional foliar de laranjeira em terra mulata
Autor(es): DA VEIGA MOLINE, EDERLON FLÁVIO
Newton Paulo de Souza Falcao
PEREIRA DA SILVA, DARCILENE
CLEMENT, CHARLES ROLAND
JÚNIOR, JOSÉ LAVRES
ISSN: 1981-3163
Revista: Bioscience Journal
Volume: 31
Resumo: O cultivo de laranjeira em Terra Mulata tem apresentado limitações nutricionais sendo necessário o uso de adubos nas áreas agrícolas. A aplicação de biocarvão associado à outra fonte de nutrientes pode ser uma alternativa viável para aumentar a eficiência dos adubos e diminuir perdas nestas áreas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do biocarvão, da cama de frango e do formulado NPK, no estado nutricional de laranjeiras cultivadas em um Latossolo com horizonte A antrópico (Terra Mulata). O estudo foi desenvolvido em uma propriedade rural de terra firme em Manacapuru (AM) em um delineamento de blocos casualizados com oito tratamentos utilizando biocarvão, cama de frango e formulado NPK (4-14-8) aplicados de maneira isolada e associados. Para avaliação foram retiradas duas amostras em períodos distintos de folhas para determinação do estado nutricional. Os adubos aplicados não aumentaram a eficiência na disponibilidade dos teores de N, P, Fe e Zn, ficando este último abaixo da faixa de teor adequado. Já para os teores de K, o adubo cama de frango e suas combinações aumentaram sua disponibilidade, e para os maiores teores de Mg foram encontrados no tratamento controle.
URI: http://repositorio.inpa.gov.br/handle/123/3785
ISSN: 1981-3163
DOI: https://dx.doi.org/10.14393/bj-v31n2a2015-22298
Aparece nas coleções:Coordenação de Tecnologia e Inovação (COTI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.