Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.inpa.gov.br/handle/123/3823
Título: Weight-length relationship, condition factor and blood parameters of farmed Cichla temensis Humboldt, 1821 (Cichlidae) in central Amazon
Autor(es): Marcos TavaresDias
Adriana Maria de Castro Monteiro
Kárlia Dalla Santa Amaral
Elizabeth Gusmão Affonso
Assunto: tucunaré
intensive culture
Leucocytes
ISSN: 1679-6225
Revista: Neotropical Ichthyology
Volume: 9
Resumo: A criação de peixes carnívoros nativos vem recebendo grande atenção devido ao promissor uso na aquicultura. Entre estes peixes destacam-se os tucunarés do gênero Cichla, de grande interesse para a pesca esportiva e a indústria de peixes ornamentais da Amazônia. O presente estudo descreve a relação peso-comprimento, fator de condição relativo (Kn) e parâmetros sanguíneos do tucunaré Cichla temensis Humboldt, 1821 cultivado na Amazônia central. Os peixes submetidos a treinamento alimentar na alevinagem receberam ração extrusada contendo 45% de proteína bruta na engorda e tiveram Kn variando de 0,925-1,199, indicando boas condições de higidez no cultivo. A equação obtida da relação peso-comprimento foi P = 0,0073.Ct3,1435, indicando crescimento do tipo isométrico, que é o mais desejável para peixes em uma piscicultura. O número de eritrócitos, trombócitos e leucócitos totais, hematócrito, concentração de hemoglobina, volume corpuscular médio (VCM), concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM), linfócitos, monócitos e neutrófilos mostrou variação intra-específica. Foi observada correlação positiva significativa (p<0,001) do número de eritrócitos totais com a concentração de hemoglobina e o hematócrito. Estes foram os primeiros resultados sobre parâmetros sanguíneos de C. temensis e poderão ser usados como referência para comparação em estudos futuros para avaliar o estado de saúde deste peixe em diferentes ambientes, pois a medida destes parâmetros pode ser usada como ferramenta rápida para diagnóstico de doenças, estresse ou desnutrição.
URI: http://repositorio.inpa.gov.br/handle/123/3823
ISSN: 1679-6225
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252011005000010
Aparece nas coleções:Coordenação de Tecnologia e Inovação (COTI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.