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Título: Global review on forest road optimization planning: Support for sustainable forest management in Amazonia
Autor: Kazama, Verônica Satomi
Dalla Corte, Ana Paula
Roberto, Renato César Gonçalves
Sanquetta, Carlos Roberto
Arce, JE
Oliveira-Nascimento, Kauê Augusto
DeArmond, Daniel
Palavras-chave: Forest infrastructure
Forest planning
Logging roads
Road network planning
Data do documento: 2021
Revista: Forest Ecology and Management
É parte de: Volume 492; Number 119159
Resumo: O Manejo Florestal na Amazônia Legal tem relevância social, econômica e ambiental, pois permite o uso sustentável dos recursos naturais, ao mesmo tempo que conserva grande parte dos processos ecológicos da floresta. Entre as operações florestais, a construção de novas estradas é essencial para o manejo florestal sustentável eficaz (MFS). No entanto, é a parte mais cara da infraestrutura florestal e de maior impacto ambiental. Diversos métodos para otimizar o planejamento de estradas florestais (FRP) têm sido estudados em todo o mundo, embora a literatura seja escassa sobre o tema FRP em áreas de MFS na Amazônia. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura mundial, sobre a otimização do FRP na última década (2009-2019), como forma de apoiar futuras atividades de planejamento de infraestrutura viária em SFM na Amazônia. Para orientar este objetivo, três questões foram levantadas para determinar quais os fatores dominantes que afetam o FRP no período de estudo, especificamente quais são as: (i) variáveis ​​espaciais; (ii) análise de decisão espacial e; (iii) métodos de otimização do traçado das estradas. A busca bibliográfica foi realizada de acordo com a metodologia Prisma, onde um conjunto de palavras-chave foi inserido nas bases de dados de indexação Scopus, Science Direct e Web of Science. Neste estudo, foram considerados todos os artigos publicados em periódicos de língua inglesa entre 2009 e 2019, resultando em 62 artigos para análise. Observou-se tendência de crescimento das publicações, com a maioria dos estudos desenvolvidos em nível de planejamento estratégico (46,8%). Também, observou-se que a maioria dos estudos ocorreu nas florestas do Irã (33,9%). Os resultados para as questões deste estudo constataram que: (i) houve 45 variáveis ​​espaciais, sendo a inclinação a mais estudada (54,7%); (ii) Onze métodos de análise para decisões espaciais, sendo os métodos baseados em Analytical Hierarchy Process - AHP os mais estudados (36,6%) e; (iii) Trinta metodologias diferentes para otimizar o projeto de estradas florestais, principalmente métodos baseados no algoritmo de Dijkstra (40,5%). Alguns dos métodos encontrados já foram implementados na Amazônia para otimizar o planejamento de infraestrutura em áreas de SFM. Neste contexto, a combinação de abordagens, variáveis ​​e análises para otimização de FRP que foram testadas com sucesso em outras florestas do mundo, poderia ser aplicado de forma viável no planejamento futuro de operações madeireiras na Amazônia, a fim de verificar o potencial desses diferentes procedimentos e métodos, desde que atendam aos objetivos do SFM. © 2021 Elsevier BV
DOI: 10.1016/j.foreco.2021.119159
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