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Título: Avaliação dos efeitos físicos no solo após exploração florestal em grande escala na Amazonia central
Autor: Armond, Daniel de
Orientador: Higuchi, Niro
Coorientador: Emmert, Fabiano
Palavras-chave: Manejo florestal
Exploração madeireira
Latossolo
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Programa: Ciências de Florestas Tropicais - CFT
Abstract: In the tropical forests of the Amazon, there are still few studies on soil compaction caused by logging activities. Therefore, this study sought to increase the knowledge of the impacts to soil resources caused by legal logging operations in the Central Amazon. The evaluated operation was located on the property of a timber company using techniques and strategies based on the CELOS Harvesting System. The aim of implementing these methods is to minimize the potential impacts to the forest stand and the associated resources of the forest environment. Some of these strategies include the reduction of ground disturbance through fewer skid trails and the winching of logs. Systematic sampling was conducted in areas of ground disturbance caused by skid trail construction, log winching and machine traffic of 1, 2, 3, 5 and >10 cycles. The soil of the study site was classified as a Xanthic Ferralsol. The soil physical properties that were quantified up to 20 cm in depth were: soil bulk density and soil penetration resistance. Soil samples were taken with 100 cm 3 metal rings, and soil strength was determined with a Stolf impact penetrometer with a cone angle of 30°. The only difference between the control and areas of log winching were encountered in the 0-5 cm depth (p<0.05) and were generally not growth limiting. The skid trail construction had significant differences (p<0.05) with the control under the tracks after one cycle in all 4 depths, but between the tracks, there was only a difference (p<0.05) in the surface layer of 0-5 cm, and this was not growth limiting. In the evaluation of machine traffic, the greatest increase in compaction occurred under the tracks of the D6M tractor after the 1rst cycle. The critical values for growth limitation did not occur between the tracks until after the 2nd cycle of the 525B Skidder, which was the 3rd total cycle when combined with trail construction and log skidding. The conclusion of this study was that the use of the techniques based on the CELOS Harvest Sistem such as log winching and minimal skid trail construction reduced the impact of soil compaction in the area studied.
Resumo: Na floresta tropical amazônica, poucos estudos sobre compactação do solo causado por exploração madeireira foram realizados. Com este intuito, o estudou avaliou o impacto no solo provocados por operações de extração legal de toras no estado do Amazonas, Brasil. A empresa baseia a etapa de extração com as operações subsequentes de guinchamento e arraste (sistema de colheita Celos). Os dados sobre o impacto no solo foram coletados por amostragem sistemática nas trilhas de arraste durante o tráfego de máquinas e nas áreas controles (sem movimentação de maquinas) localizadas a 10 m das margens das trilhas. Os dados foram coletados em n úmero fixo de passagens, sendo na 1a, 2a, 3a e 5a e acima de 10 passagens . O solo local classificou-se como Latossolo Amarela distrófico. A avaliação do impacto baseou-se nos parâmetros físicos de densidade (Ds) e resistência à penetração (RP) do solo até 20 cm de profundidade. Amostras de solo para Ds foram coletadas com anel volumétrico de 100 cm 3 e a para RP utilizando o penetrômetro de impacto Stolf, com um ângulo de cone de 30°. Foram observadas diferenças significativas nas médias das propriedades físicas do solo (Ds e RP) entre o controle e as áreas de guinchamento apenas nas profundidades de 0 a 5 cm (p<0,05), mas o impacto não limita o crescimento das raízes. A construção de trilhas de arraste apresentou diferenças significativas (p<0,05) em relação ao controle após a primeira passagem sob a marca do trator de esteiras, impactando o solo até 20 cm de profundidade nas marcas das esteiras. Entre as marcas das esteiras, observou-se diferença de Ds e RP (p<0,05) na camada superficial de 0-5 cm, gerando impacto comprometedor para o crescimento radicular. Na avaliação do tráfego de máquinas, o maior aumento na compactação ocorreu sob as esteiras do trator D6M após a primeira passagem. Os valores críticos para limitação do crescimento radicular não ocorreram entre as marcas até a segunda passagem do skidder 525B. Após a terceira passagem, o tráfego de máquinas elevou a RP. Concluiu-se no presente estudo que o impacto principal de compactação do sistema Celos foi observado sob as marcas de rodas logo na primeira passagem, mas, de maneira geral, não inibe o crescimento radicular nas trilhas de arraste.
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