Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.inpa.gov.br/handle/1/37654
Título: Condições do habitat em três períodos do ciclo hidrológico e sua influência na composição e estrutura de Herbáceas na Região Do Lago Catalão. Manaus - Am
Autor: Silva, Camyla Dacio Vieira Da
Orientador: Piedade, Maria Teresa Fernandez
Coorientador: Lopes, Aline
Palavras-chave: Amazônia Central
Várzea
Igapó
Condições limnológicas
Macrófitas aquáticas
Data do documento: 2017
Resumo: As plantas aquáticas são encontradas em todas as tipologias de água e são altamente influenciadas pelas condições limnológicas, além de terem seu ciclo de vida acelerado por uma das maiores pressões ambientais, o pulso de inundação. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência das condições do habitat em três fases do ciclo hidrológico (enchente, cheia e vazante) e a sua influência sobre a composição e estrutura de herbáceas aquáticas na região do Lago Catalão, Manaus, AM. Foram avaliadas 10 transecções, cinco em ambientes de água branca (AB) e cinco em ambientes de água mista (AM). Em cada transecção foram identificadas as herbáceas aquáticas, estimada a área de cobertura relativa, e avaliadas as variáveis limnológicas como pH,e Oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, temperatura, transparência e profundidade. A variação da profundidade indicou que os ambientes de AM eram mais profundos do que AB, além de serem mais ácidas e com menor condutividade. Foram registradas 26 táxons de herbáceas aquáticas ao longo do ciclo hidrológico. No período de enchente, a mais frequente foi Paspalum fasciculatum, na cheia Eichhornia crassipe„o período de vazante foi a Paspalum repens. Houve espécies que ocorreram exclusivamente em AM e AB. As emersas apresentaram maior frequência e cobertura. No período da cheia, os ambientes de AM apresentaram maior riqueza em relação aos demais. A diversidade local foi maior em AB do que em AM. As variações na estrutura e composição das herbáceas aquáticas registradas indicam que as condições linfológicas em ambientes de AB e de AM, juntamente com as variações anais de profundidade foram determinantes para estes resultados, mesmo em pequena escala espacial.
Aparece nas coleções:Programa de Iniciação Científica - Pibic

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CAMYLA DACIO VIEIRA DA SILVA.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.